Cannabis.com.pt
Novo Fórum em:

forum.cannabis.com.pt


Participe do fórum, é rápido e fácil

Cannabis.com.pt
Novo Fórum em:

forum.cannabis.com.pt
Cannabis.com.pt
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Cânhamo nos Texteis e Papel...

Ir para baixo

O Cânhamo nos Texteis e Papel... Empty O Cânhamo nos Texteis e Papel...

Mensagem por WhitBud Ter Jul 28, 2009 6:37 am

«As primeiras calças de ganga azul da Levis, foram trabalhadas em lona de vela de barco, 100% feita de cânhamo. A lona foi importada de Nim-França e assim surgiu o “de Nim” ou “denim”.»

Da corda mais forte à renda mais fina, o cânhamo é a fibra mais versátil do Mundo, sendo responsável por centenas de produtos que estão no mercado hoje em dia. O cânhamo é usado em todo o tipo de vestuário, desde meias e sapatos a casacos e vestidos; acessórios desde malas e mochilas a cortinas e toalhas de mesa. Podem fazer tapetes e cordas através das fibras mais grossas. A fibra mais fina é delicada suficiente para ser tecida com seda. O cânhamo é a fibra mais longa da natureza, em comparação com as outras plantas. É naturalmente resistente ao bolôr e aos raios UV. E o cânhamo torna-se mais macio com as lavagens à medida que as fibras relaxam com a água.

O cânhamo é extremamente eficiente numa perspectiva ambiental com um bónus da sua grande qualidade. O cânhamo cria sementes que deixam o solo rico em depósitos de nitrogénio, fazendo crescer a produção das colheitas rotativas tais como as de soja e milho. Não usando praticamente pesticidas, o cânhamo produz mais 250% de fibras do que o algodão. Além de que o algodão requer mais água e pesticidas do que outra colheita comercial, deixando o solo empobrecido. De fato, nos EUA, metade dos produtos químicos agrícolas são usados em conjunto com as plantações de algodão, isto quer dizer que metade dos produtos químicos que estão a destruir os nossos rios provêem da plantação de algodão. A planta de algodão já foi tão geneticamente modificada que não se pode considerar uma fibra natural, mas sim uma planta que só se mantém através da pulverização de químicos. Pense nisto a próxima vez que comprar 100% algodão.


«A Bíblia de Gutenberg - o primeiro livro a ser impresso - foi impresso em papel de cânhamo. 600 anos depois as páginas continuam em boas condições. Os esboços originais da Declaração da Independência e da Constituição Americana foram, também, imprimidos em papel de cânhamo.»

O Governo Americano com o interesse de fabricação de papel, que implica o cortar de árvores, construiu quase meio milhão de milhas estradas, nas florestas federais - 10 vezes mais o comprimento da Auto-Estrada Federal Inter-Estatal. Depois vendem os produtos da floresta à industria de papel e madeira, por menos do que custou ao Governo as estradas e a administração do programa. As estradas para as cerrações, são a maior causa de torrentes de lama e erosão do solo, que arruínam as “camas” de ovas de salmão e outras espécies sob ameaça, no Oceano Pacifico. Os contribuintes Americanos estão a financiar a dizimação das suas florestas, apenas para lerem sobre isso nos jornais feitos pelas mesmas árvores. Entretanto, estão permanentemente a roubar ao planeta as suas velhas árvores, as quais providenciam um nível critico de oxigénio e ar puro necessário para manter a raça humana viva.

O cânhamo é o melhor papel do Mundo, devido ao material de qualidade e de um ponto de vista Ambiental. Um campo de cânhamo fornece a mesma quantidade de polpa que quatro campos de árvores.

O papel de canhamo resiste á decomposição e não se torna amarelo como o papel derivado das árvores. As fibras longas e exteriores do cânhamo criam um papel de grande qualidade para livros e revistas. As fibras curtas, do núcleo do cânhamo, criam jornal, papel, tecido e embalagens. O processo de moer o papel de cânhamo não contém nem cloro, nem outros produtos químicos ásperos, que podem acabar com os rios, ribeiros e o abastecimento local de água. O melhor de tudo, é que a fibra de cânhamo é a mais forte do Mundo, o que significa que pode ser reciclada diversas vezes, mais do que o papel de madeira e outras fibras alternativas.

65465

Fonte: Plantando a Paz
WhitBud
WhitBud

Mensagens : 190
Data de inscrição : 06/07/2009

Sistema de Cultivo
Tipo de Cultivo:
Iluminação:
Substrato:

http://www.cannabis.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos