Cannabis.com.pt
Novo Fórum em:

forum.cannabis.com.pt


Participe do fórum, é rápido e fácil

Cannabis.com.pt
Novo Fórum em:

forum.cannabis.com.pt
Cannabis.com.pt
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Cânhamo na Construção e na Cosmética...

Ir para baixo

O Cânhamo na Construção e na Cosmética... Empty O Cânhamo na Construção e na Cosmética...

Mensagem por WhitBud Ter Jul 28, 2009 6:40 am

PRODUTOS DE LIMPEZA E TINTAS

«Quando limpamos as nossas casas com produtos convencionais, estamos a remover sujidade orgânica, poeira e óleos com químicos não biodegradáveis - químicos esses que nós inalamos antes de serem enviados pelos esgotos até aos Oceanos!
O que há de limpo nisto?»

Porque é que usamos produtos de limpeza baseados em petróleo? Serão eles melhores do que os produtos naturais? São mais baratos? Na maioria dos casos a resposta é não! Todos os produtos de limpeza contêm agentes que atuam em superfícies. Muitos destes agentes sintéticos, provêm do petróleo e outros químicos. Os agentes naturais provenientes dos óleos vegetais conseguem fazer o trabalho tão bem ou melhor do que os agentes baseados em químicos. Algumas companhias que usam os agentes químicos têm que pagar para tratar os resíduos tóxicos que poluem as águas, pois faz parte das Leis Ambientais. Porque não usar apenas produtos naturais e biodegradáveis? Testes Europeus, indicam que os produtos de limpeza com agentes naturais baseados no óleo da semente de cânhamo trabalham de modo igual ou melhor do que outros baseados em óleos como: côco, soja e canoula. Os produtos baseados em cânhamo podem limpar tudo desde janelas e mobílias, à motores de aviões a jato. O óleo de cânhamo é um candidato para várias aplicações industriais onde é usado o óleo de linhaça.

O óleo de cânhamo contém agentes de secagem naturais usados nas tintas, nos vernizes e isolantes, que tornam a madeira altamente resistente á água. De facto, a partir de 1937, todas as pinturas de qualidade foram feitas com uma base de óleo de cânhamo.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

«Henry Ford desenhou e construiu um carro com cânhamo moldado por compressão e outras fibras naturais. Ele concebeu-o para ser utilizado com combustível de cânhamo.»

O cânhamo pode ser usado para construir carros. Existem companhias na América e na Europa que constroem os painéis das portas e os pára-brisas do carro com fibra de cânhamo juntamente com resina ou plástico. A Ford, a Mercedes-Benz, entre outros, substituíram a fibra de vidro mais perigosa e mais cara por fibra cânhamo. Hoje em dia, esses carros andam nas estradas!

Pode construir-se uma casa com cânhamo. Hoje em dia o cânhamo já esta a ser usado para produzir calafetagem, cimento, fibra plástica em chapas, pavimentação, isolamentos, aglomerados de madeira, gesso, contraplacado, e telhados. O material endurecido é resistente ao apodrecimento, a roedores, a insectos e ao fogo. É várias vezes mais leve que o cimento e providencia isolação térmica e sonora. Canos de betão reforçados com fibra de cânhamo custam menos de um terço do preço do polipropilene (material parecido com o plástico), tem uma grande flexibilidade e maior resistência à quebra. A fibra plástica feita de cânhamo é duas vezes mais forte, e três vezes mais elástica do que a fibra plástica feita de madeira. Devido à sua força e flexibilidade superiores e resistentes a quebras, é consequentemente excelente para áreas suscetíveis a tempestades, tornados e terremotos.

Henry Ford gostava de dizer “Para quê usar as florestas que demoram séculos a serem criadas, e as minas que requerem épocas para se estabelecerem, se nós podemos ter produtos florestais e mineras equivalentes ao crescimento anual dos campos?” George Washington Cover tinha uma resposta: “Eu acredito que o Grande Criador colocou minérios e óleos na terra para nos dar um “pequeno descanso”. Como nós os esgotámos devemos estar preparados para voltar às nossas quintas, que são o verdadeiro armazém de Deus, e que nunca se esgotará! Nós podemos aprender a sintetizar o material para cada necessidade humana a partir das coisas que crescem!”

Este “pequeno descanso” terminou há 60 anos, quando Henry Ford construiu o seu carro. A partir daí, metade das florestas foram destruídas - eram uma fonte primaria de ar puro.

Apenas 3% das florestas originais dos Estados Unidos ainda existem. Muitas das florestas, de velho crescimento, na Austrália, estão a ser destruídas para aparas de madeira.



Se não começarmos a usar cânhamo para ajudar a construir as nossas sociedades, o que iremos usar?


Fonte: Plantando a Paz
65465
WhitBud
WhitBud

Mensagens : 190
Data de inscrição : 06/07/2009

Sistema de Cultivo
Tipo de Cultivo:
Iluminação:
Substrato:

http://www.cannabis.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos