Cannabis.com.pt
Novo Fórum em:

forum.cannabis.com.pt

Canábis e a Esquizofrenia!!!

Ir em baixo

Canábis e a Esquizofrenia!!!

Mensagem por WhitBud em Qui Jul 23, 2009 2:08 am

Canábis e a Esquizofrenia!!!



É importante saber que a esquizofrenia é uma doença que se manifesta geralmente no início da fase adulta. As bases neuro químicas da esquizofrenia são um hipofuncionamento da via dopaminérgica (dopamina é um neurotransmissor importante, ou seja, responsável pela transmissão de estímulos através do sistema nervoso) mesocortical (uma região do sistema nervoso central - SNC) e um hiperfuncionamento da via dopaminérgica mesolímbica (outra região do SNC). Acredita-se que a esquizofrenia é uma doença desencadeada por predisposição genética e/ou factores ambientais de risco relativos ao meio social e biológico. Tem-se considerado que o uso de Canábis é um desses factores de risco.

Temos três teorias diferentes para esta relação entre Canábis e esquizofrenia: A primeira aponta para uma causalidade, alegando que o uso de Canábis é um factor de risco e aumenta as chances de desenvolvimento de esquizofrenia. A segunda assume que o uso de substâncias psicoativas funciona como uma auto-medicação para evitar o desconforto dos sintomas da doença. A última teoria propõe que seja apenas uma coincidência entre duas patologias (dependência e esquizofrenia) que se desencadeiam na mesma época da vida (adolescência e início da fase adulta ) e a mesma etiologia (factores genéticos e desregulação do sistema dopaminérgico de reforço e recompensa).

O debate não poderia ficar só na teoria e muitos trabalhos investigaram a relação corroborando a primeira teoria. Estudos feitos com mais de 50.000 jovens, alguns se estendendo por mais de 15 anos revelaram que existe aumento das chances do aparecimento de esquizofrenia após o uso de Canábis. Importante salientar que alguns estudos foram feitos com utilizadores apenas de Canábis e que iniciaram seu uso pelo menos um ano antes do aparecimento dos sintomas da esquizofrenia. A probabilidade de desenvolver esquizofrenia aumenta em média 2 vezes para utilizadores da hempa. Porém, outro grupo de estudos mostrou que esta causalidade ocorre geralmente em indivíduos que começaram o uso de Canábis prematuramente, durante a adolescência. Como a Canábis é uma substância psicoativa e durante a adolescência nosso organismo ainda está em crescimento, os efeitos da Canábis podem prejudicar o desenvolvimento natural do sistema nervoso através das alterações biológicas e químicas que acarreta.


Existem evidências biológicas de que o uso de Canábis pode levar a esquizofrenia. recentemente foi descoberto a existência de um sistema canabinóide no nosso organismo, com receptores para canabinóides internos. Seria através destes receptores canabinóides que substâncias como o THC agem no nosso organismo (em breve uma edição apenas para explicar o funcionamento do sistema endocanabinóide). As evidências de que o sistema endocanabinóide está relacionada com a esquizofrenia são: As partes do sistema nervoso onde ocorrem receptores canabinóides são implicadas na esquizofrenia; foi encontrado um nível elevado de endocanabinóides em pacientes esquizofrênicos; aumento de receptores canabinóides em regiões do SNC relacionadas com alguns sintomas da esquizofrenia; abuso de Canabis piora os sintomas em pacientes; similaridades entre os prejuízos cognitivos das psicoses e os efeitos da Canabis; uma administração prolongada de THC diminui a neurotransmissão de dopamina mesocortical e aumenta a neurotransmissão mesolímbica, como ocorre no sistema nervoso de pacientes com esquizofrenia.

Lembrando que os resultados acima mencionados são para pacientes com predisposição genética. Muito pouco se sabe sobre os efeitos da erva em indivíduos sem predisposição.


por Dr. Moura Verdini

FOnte: Hempadao
avatar
WhitBud

Mensagens : 190
Data de inscrição : 06/07/2009

Sistema de Cultivo
Tipo de Cultivo:
Iluminação:
Substrato:

http://www.cannabis.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum