Cannabis.com.pt
Novo Fórum em:

forum.cannabis.com.pt


Participe do fórum, é rápido e fácil

Cannabis.com.pt
Novo Fórum em:

forum.cannabis.com.pt
Cannabis.com.pt
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Substância activa existente na canábis combate esquizofrenia

Ir para baixo

Substância activa existente na canábis combate esquizofrenia Empty Substância activa existente na canábis combate esquizofrenia

Mensagem por WhitBud Seg Jul 06, 2009 3:09 am

Substância activa existente na canábis combate esquizofrenia

02/05/2007


Um estudo ontem apresentado em Inglaterra prova que a frase "o consumo de cannabis faz mal ao cérebro" é apenas meia verdade. Depois de analisarem os efeitos daquela que é a droga ilícita mais consumida em todo o mundo, uma equipa de investigadores concluiu que existem duas substâncias na erva e no haxixe que têm efeitos contrários. Se uma reduz a actividade de uma zona do cérebro responsável pela sanidade mental, a outra é uma arma poderosa no combate a doenças mentais como a esquizofrenia.

Apesar de a cannabis ser a droga de eleição de muitos consumidores, os efeitos da sua utilização a longo prazo são pouco conhecidos. Certo é que as autoridades de saúde em países como a Inglaterra têm sido confrontadas com um aumento de casos de pessoas que desenvolvem doenças psiquiátricas na sequência do consumo desta substância. Mas um estudo da Universidade de Colónia, na Alemanha, veio desvendar parte do mistério.

Pesquisas recentes mostram que a substância activa da cannabis, e aquela que é responsável pela maioria dos seus efeitos psicotrópicos - a tetrahidrocannabinol (THC) - provoca sintomas de esquizofrenia em alguns dos seus utilizadores. Contudo, os investigadores alemães foram analisar outra substância que também integra a composição da droga, a cannabidiol (CBD), e administraram-na a 42 esquizofrénicos. Resultado: tem um efeito semelhante ao medicamento líder de mercado para tratar esta doença, com a vantagem de ter menos efeitos secundários.

"Uma das hipóteses é existirem bons rapazes e maus rapazes no que diz respeito à cannabis", explica Markus Leweke, da Universidade de Colónia. Comentando este estudo, na conferência internacional sobre cannabis e saúde mental, em Londres, Robin Murray, do King's College London, defendeu também que o aumento de casos de patologias mentais nos consumidores pode ser explicado pelo facto de a erva e haxixe à venda na rua ser mais forte do que há umas décadas. E, por isso, ter mais quantidades de THC - a outra substância e a que é mais perigosa.

A THC foi também alvo de estudo. A experiência foi feita pelo Instituto de Psiquiatria de Londres com homens saudáveis entre os 20 e os 50 anos que tinham consumido cannabis menos de 15 vezes ao longo da vida. Tiveram que desempenhar tarefas ao computador enquanto estavam a ser observados. Quando os investigadores monitorizaram a actividade cerebral de pessoas que tinham consumido THC, verificaram que a substância reduz a actividade na parte inferior do córtex cerebral. Esta é a zona responsável pelo controlo dos pensamentos irracionais e do comportamento inapropriado. Por isso, sob os seus efeitos, é mais fácil um indivíduo entrar em estados de paranóia e em psicoses.

Diario de Noticias
WhitBud
WhitBud

Mensagens : 190
Data de inscrição : 06/07/2009

Sistema de Cultivo
Tipo de Cultivo:
Iluminação:
Substrato:

http://www.cannabis.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos