Cannabis.com.pt
Novo Fórum em:

forum.cannabis.com.pt

Cannabis: Descoberto mecanismo que afecta a memória

Ir em baixo

Cannabis: Descoberto mecanismo que afecta a memória

Mensagem por WhitBud em Seg Ago 03, 2009 8:20 pm

Já se sabe que o consumo de cannabis provoca a perda de memória. Entretanto, um artigo da revista Nature Neuroscience mostra como se passa todo este processo.

03/08/2009

Um grupo de investigadores de Espanha conseguiu explicar como a cannabis actua no cérebro. O estudo promovido pela Unidade de Neurofarmacologia do Departamento de Ciências Experimentais e da Saúde da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, utilizou ratos modificados geneticamente.

O mecanismo a partir do qual a substância activa da droga causa perda de memória actua no hipocampo cerebral. Esta zona está associada ao controlo das respostas cognitivas. Depois de memorizarmos, por exemplo, como se usa uma colher, o cérebro inicia o processo de consolidação 24 horas depois. Se isso não acontece, então não recordamos a informação. A cannabis afecta precisamente este processo de consolidação.

No estudo publicado no último número da revista Nature Neuroscience, os cientistas consideram que este trabalho pode ajudar no desenvolvimento de estratégias para combater a falta de memória devido ao consumo de cannabis. A substância é usada em tratamentos de doenças como o cancro ou a SIDA.



Fonte: Sapo TvNet
avatar
WhitBud

Mensagens : 190
Data de inscrição : 06/07/2009

Sistema de Cultivo
Tipo de Cultivo:
Iluminação:
Substrato:

http://www.cannabis.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cannabis: Descoberto mecanismo que afecta a memória

Mensagem por jonas84 em Seg Ago 03, 2009 10:28 pm

Cannabis: perda de memória poderá vir a ser revertida

A descoberta da ligação molecular responsável pela perda de memória associada ao consumo prolongado de cannabis, divulgada no domingo, poderá ajudar a identificar alvos terapêuticos para a sua reversão, disse hoje à Lusa um neurocientista português.

Segundo Nuno Sousa, do Domínio de Neurociências do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, a descoberta é relevante porque não se conheciam em detalhe os mecanismos envolvidos nas já conhecidas perturbações cognitivas, ao nível da memória, relacionadas com o consumo de cannabis.

O trabalho, da autoria de investigadores de uma universidade de Barcelona, foi publicado na última edição da revista Nature Neuroscience.


Fonte: Diário Digital
Notícia Original
avatar
jonas84

Mensagens : 70
Data de inscrição : 07/07/2009

Sistema de Cultivo
Tipo de Cultivo:
Iluminação:
Substrato:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum